quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Questões de Direito Administrativo (Poderes)

DIREITO ADMINISTRATIVO / PODERES ADMINISTRATIVOS

Questão de concurso 503
1 . (TRF-4ª Região, FCC – Analista Judiciário – Execução de Mandados – 2007) As autoridades administrativas detêm poderes que são necessários para o exercício da função administrativa do Estado. Estes poderes, chamados "poderes administrativos" e que são inerentes à Administração Pública, podem ser vinculados ou discricionários. Em relação a estes últimos, é correto afirmar que

A ) são poderes arbitrários concedidos ao administrador para o exercício pleno de suas funções.
B ) o administrador tem ampla liberdade para a sua prática, não estando sujeito a qualquer limite.
C ) estão sujeitos a certos limites, impostos pelo ordenamento jurídico, tais como competência, finalidade e forma.
D ) a sua edição está condicionada aos dados constantes da norma que os autoriza, devendo ser praticado com estrita observância à referida norma.
E ) a única restrição que se impõe à sua edição é a competência da autoridade que expede o ato.
Questão de concurso 896
2 . Com relação aos poderes da Administração Pública, é correto afirmar:

A ) O poder regulamentar é privativo do Chefe do Executivo e pode ser exercido quando a lei deixa alguns aspectos de sua aplicação para serem desenvolvidos pela Administração ou mesmo quando não esgota a matéria pelo legislador, o interesse público justifica a invasão da reserva legal.
B ) O poder disciplinar é discricionário não porque a Administração tem liberdade de escolha entre punir ou não punir, mas porque, não sendo rígidas as regras de apuração, há uma certa liberdade nos procedimentos que antecedem à punição.
C ) O poder de polícia é exercido, indistintamente, pelos Poderes Legislativo e Executivo, através de atos normativos que criam limitações administrativas, e de atos administrativos, compreendendo medidas preventivas e repressivas.
D ) O chamado poder vinculado prende-se à idéia de prerrogativa do Poder Público e não à de restrição, justificando, em última análise, a supremacia do interesse público sobre o particular.
E ) N.R.A.
Questão de concurso 903
3 . O poder administrativo pelo qual o administrador público dispõe de liberdade mínima para a prática de seus atos é o poder:

A ) discricionário.
B ) hierárquico.
C ) funcional.
D ) disciplinar.
E ) vinculado.
Questão de concurso 911
4 . (TRT-ES, FCC - Oficial de Justiça Avaliador - 1999) Quando o Direito Positivo - a lei - confere à Administração Pública, para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização, estará presente o poder

A ) de polícia ou regulamentar.
B ) discricionário ou regrado.
C ) hierárquico ou vinculado.
D ) vinculado ou regrado.
E ) regrado ou disciplinar.
Questão de concurso 2269
5 . (TRE-MA, Cespe - Técnico Judiciário - 2005) Relativamente aos poderes administrativos, julgue os itens a seguir. I. Poder vinculado é aquele conferido à administração para a prática de atos dessa natureza, ou seja, em que a administração dispõe de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato, estabelecendo o motivo e escolhendo, dentro dos limites legais, seu conteúdo.
II. Poder discricionário é aquele de que dispõe a administração para a prática de atos administrativos em que é mínima ou inexistente sua liberdade de atuação.
III. Em virtude do poder hierárquico, a administração é dotada da prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades de seus órgãos e agentes no seu âmbito interno.
IV. O poder disciplinar é a faculdade que possui a administração de punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da administração.
V. O poder regulamentar é a faculdade de que dispõem os chefes de Poder Executivo de expedir atos administrativos gerais e abstratos, de efeitos externos, que explicitem o disposto nas leis a fim de garantir a sua fiel execução. A quantidade de itens certos é igual a


A ) 1.
B ) 2.
C ) 3.
D ) 4.
E ) 5.
Questão de concurso 5192
6 . (TSE, Cespe - Técnico Judiciário - 2007) Um servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a seus subordinados que eles deveriam tomar mais cuidado com o horário e que atrasos superiores a dez minutos não seriam tolerados. Tal determinação constitui exercício de

A ) poder disciplinar.
B ) poder hierárquico.
C ) poder de polícia.
D ) poder regulamentar.
E ) N.R.A.
Questão de concurso 7789
7 . (TRF-2ª Região, FCC - Analista Judiciário – 2007) Quanto ao poderes conferidos ao Administrador Público, é INCORRETO afirmar que

A ) ocorre excesso de poder, quando o agente público, embora competente para a prática do ato administrativo, age além dos limites a ele conferidos.
B ) o poder normativo confere ao chefe do executivo a possibilidade de editar normas complementares à lei para o fim de explicitá-la ou de prover a sua execução.
C ) no poder disciplinar, também conhecido por poder punitivo do Estado, não há espaço para a discricionariedade na aplicação da sanção.
D ) são atributos do poder de polícia a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade.
E ) a edição de atos normativos, para ordenar a atuação dos órgãos subordinados, é um dos poderes decorrentes da hierarquia.
Questão de concurso 7797
8 . (TCE-PB, FCC - Assistente Jurídico – 2006) Considere as assertivas: I. O Poder Disciplinar da Administração Pública e o Poder Punitivo do Estado se equivalem em substância e fundamento, pois ambos abrangem infrações administrativas e penais, diferenciando-se apenas pelo grau da sanção. II. Poder Regulamentar é a faculdade de que dispõem os Chefes do Executivo de explicar a lei para sua correta execução, ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada por lei, sendo indelegável a qualquer subordinado. III. Dentre os atributos específicos e peculiares ao exercício do Poder de Polícia Administrativa estão a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade. IV. O Poder Hierárquico tem por finalidade a coordenação das atividades administrativas, no âmbito interno e externo da Administração Pública, decorrente da relação de subordinação vinculada entre os Poderes do Estado. V. Em regra, o Poder Judiciário, embora possa sempre proclamar as nulidades e coibir os abusos da Administração, não pode invalidar opções administrativas ou substituir critérios técnicos por outros que repute mais convenientes ou oportunos, desnaturando a valoração discricionária privativa da Administração Pública. É correto o que consta APENAS em

A ) IV e V.
B ) II, III e V.
C ) II e III.
D ) I, II e IV.
E ) I, III e V.
Questão de concurso 7804
9 . (TRT-20ª Região, FCC - Analista Judiciário – 2006) Dentre outras, é peculiaridade marcante do poder disciplinar sua

A ) diferenciação com o poder punitivo do Estado, realizado através da Justiça Penal.
B ) correlação com o poder hierárquico, e assim confundir-se com este poder administrativo.
C ) vinculação pela prévia definição da lei sobre a infração funcional e respectiva sanção e, portanto, não ter discricionariedade.
D ) qualidade de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas no âmbito da Administração.
E ) capacidade de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício do Estado.
Questão de concurso 7811
10 . (TRT-17ª Região, FCC - Analista Judiciário – 2004) No que tange aos poderes administrativos considere: I. O condicionamento e a restrição ao uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado. II. O poder de delegar e avocar atribuições e o de rever atos administrativos. Nesses casos, estão presentes, respectivamente, os poderes

A ) de polícia e hierárquico.
B ) disciplinar e regulamentar.
C ) sancionador e controlador.
D ) hierárquico e disciplinar.
E ) controlador e sancionador.

GABARITO

1. C
2. B
3. E
4. D
5. C
6. B
7. C
8. B
9. A
10. A

3 comentários: